Editorial

Escrever é desvendar as experiências em que se vai reconhecer e recriar, desvendar as palavras, organizar o pensamento para iluminar nossa compreensão da vida e de nossas posições no mundo. A escrita é uma bolsa de relíquias onde podemos entender a alma do ser humano, onde podemos nos libertar através de palavras.

Bolsa de relíquias é o significado da palavra que dá nome a este blog. ‘Nômina’ sintetiza o trabalho dos jovens escritores que têm aqui seus textos publicados.

Apresentamos-lhe vários trabalhos que vão de painéis de grandes escritores brasileiros, passando por resenhas sobre uma das maiores e mais polêmicas cantoras da atualidade, artigo sobre o filme onde o protagonista é obcecado pela escrita; relatório sobre o texto de Ângela Torres Lima; entrevista com um funcionário da Faculdade de Letras da UFMG sobre seu conhecimento literário; texto com o tema ‘o trabalho’; ensaio fotográfico do ambiente onde os alunos participam do curso de Letras; texto contando a experiência de cada integrante do grupo com a Oficina de língua portuguesa ministrada pela Professora Doutora Vênus Brasileira Couy até artigos sobre literatura, música, sobre a arte de escrever.

Esta bolsa está aberta, você perceberá muitas qualidades em diferenciados tipos de textos, trabalhos que de forma sutil buscaram expressar a arte de escrever. Esperamos que goste das nossas relíquias!

terça-feira, 29 de maio de 2012

Entrevista de Fernando Sabino (1989) - Programa Roda Viva

5 comentários:

  1. Infelizmente em nosso País, poucas pessoas se interessam pela literatura. A arte de escrever e o hábito de ler ficaram perdidos no tempo. Como mencionado pelo Fernando Sabino na entrevista, nos vestibulares não se redigem mais, só se marcam quadrinhos, ou melhor, "letrinhas". Parabéns pela iniciativa do blog.Gostei da entrevista... depois postem a continuação."No fim tudo dá certo, e se não deu certo é porque ainda não chegou ao fim." (FS)

    ResponderExcluir
  2. Outra frase do Fernando Sabino que gosto e fez parte de minha adolescencia está no livro "Encontro Marcado": "O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis."

    ResponderExcluir
  3. Sugiro duas escritoras que particularmente admiro para serem "inspiradoras": Cecilia Meirelles e Clarice Lispector.

    Abs

    ResponderExcluir
  4. Olá Meirinha. Agradeço pelos comentários. Também sou fã das duas escritoras. Vamos verificar com a professora se podemos postar trabalhos delas também. Um grande abraço!

    ResponderExcluir