Editorial

Escrever é desvendar as experiências em que se vai reconhecer e recriar, desvendar as palavras, organizar o pensamento para iluminar nossa compreensão da vida e de nossas posições no mundo. A escrita é uma bolsa de relíquias onde podemos entender a alma do ser humano, onde podemos nos libertar através de palavras.

Bolsa de relíquias é o significado da palavra que dá nome a este blog. ‘Nômina’ sintetiza o trabalho dos jovens escritores que têm aqui seus textos publicados.

Apresentamos-lhe vários trabalhos que vão de painéis de grandes escritores brasileiros, passando por resenhas sobre uma das maiores e mais polêmicas cantoras da atualidade, artigo sobre o filme onde o protagonista é obcecado pela escrita; relatório sobre o texto de Ângela Torres Lima; entrevista com um funcionário da Faculdade de Letras da UFMG sobre seu conhecimento literário; texto com o tema ‘o trabalho’; ensaio fotográfico do ambiente onde os alunos participam do curso de Letras; texto contando a experiência de cada integrante do grupo com a Oficina de língua portuguesa ministrada pela Professora Doutora Vênus Brasileira Couy até artigos sobre literatura, música, sobre a arte de escrever.

Esta bolsa está aberta, você perceberá muitas qualidades em diferenciados tipos de textos, trabalhos que de forma sutil buscaram expressar a arte de escrever. Esperamos que goste das nossas relíquias!

terça-feira, 26 de junho de 2012

Texto com o tema: "O trabalho"


A dignificação do ser humano

    O trabalho dignifica o ser humano. É digno e respeitável aquele ser que trabalha e não se entrega ao ato de roubar, pois este acaba mal visto pela sociedade e mancha sua imagem no mundo em que vive.
    Os estrangeiros costumam taxar os brasileiros de preguiçosos, pois no Brasil existem muitos feriados e normalmente prolongados (quando se emendam dois dias ao final de semana), porém não se informam e tem o desconhecimento de que os seres brasileiros são trabalhadores, que eles se dedicam ao máximo em seus ofícios, sejam eles quais forem.
     Todo trabalhador procura realizar atividades que lhe agrada, pois dessa forma ele vê o tempo passar rapidamente e o dia chega ao fim num piscar de olhos, portanto é esta a busca que deve ser realizada pelos jovens ao ingressarem no mercado de trabalho, a procura pelo trabalho onde realizarão atividades de seus agrados. Hoje muitas pessoas não procuram por trabalhos que as satisfazem pessoalmente e sim por trabalhos satisfatoriamente bem remunerados, porém isso acarreta em insatisfações e em uma infelicidade profissional certa no futuro. Devemos estar em uma constante busca pela profissão ideal para cada um de nós e realizar atividades que nos causem prazer, independentemente da recompensação financeira.
     O trabalho afinal de contas qualifica o homem e o faz aprender sempre, o ensina a tomar atitudes perante a sociedade, o ensina a conviver com as pessoas, a ter responsabilidades; o ensina a viver.
 ____________________________________
Por Geraldo Magela

Nenhum comentário:

Postar um comentário